Anápolis tem 350 mil habitantes, com pelo menos cinco mil morando na zona rural. Para quem vive no campo é difícil ir até a cidade cuidar da saúde. Por isso, o micro-ônibus é precioso.
O veículo oferece atendimento odontológico itinerante. O atendimento no consultório móvel é
feito por dois dentistas e dois auxiliares contratados pelo município.

Há cinco anos, o agricultor Saulo da Costa não ia ao dentista. “A gente vai e perde o dia de serviço. Fica difícil. O tratamento é muito caro. Não é toda vez que a gente tem condição”, diz.
Para ser um paciente é preciso apenas fazer um cadastro e agendar a consulta. Mas em caso de emergência, se a pessoa estiver sentindo dor, o atendimento é feito na hora.
O trabalhador rural Donizete Sardinha Sobrinho já passou noites sem dormir. “Com muita dor de dente. É horrível dor de dente. O micro-ônibus é bom demais. Livra da dor de dente”, avalia.
O micro-ônibus tem estrutura pra fazer diversos tipos de tratamento. “Estamos fazendo palestras, entregando escovas e pastas de dente para as crianças, fazendo restaurações de resinas, raspagem de tártaro e prótese total. O que não dá para fazer, a gente encaminha pra sede do município”, explica o dentista Fábio Bandeira.
De acordo com o Ministério da Saúde, vinte mil equipes oferecem atendimento odontológico gratuito em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário