quarta-feira, 20 de abril de 2011

Micro-ônibus oferece atendimento odontológico a produtores rurais

O investimento em saúde bucal deu a Anápolis, em Goiás, o primeiro lugar em um prêmio nacional para municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes.

Anápolis tem 350 mil habitantes, com pelo menos cinco mil morando na zona rural. Para quem vive no campo é difícil ir até a cidade cuidar da saúde. Por isso, o micro-ônibus é precioso.
O veículo oferece atendimento odontológico itinerante. O atendimento no consultório móvel é
feito por dois dentistas e dois auxiliares contratados pelo município.

Há cinco anos, o agricultor Saulo da Costa não ia ao dentista. “A gente vai e perde o dia de serviço. Fica difícil. O tratamento é muito caro. Não é toda vez que a gente tem condição”, diz.
Para ser um paciente é preciso apenas fazer um cadastro e agendar a consulta. Mas em caso de emergência, se a pessoa estiver sentindo dor, o atendimento é feito na hora.

O trabalhador rural Donizete Sardinha Sobrinho já passou noites sem dormir. “Com muita dor de dente. É horrível dor de dente. O micro-ônibus é bom demais. Livra da dor de dente”, avalia.

O micro-ônibus tem estrutura pra fazer diversos tipos de tratamento. “Estamos fazendo palestras, entregando escovas e pastas de dente para as crianças, fazendo restaurações de resinas, raspagem de tártaro e prótese total. O que não dá para fazer, a gente encaminha pra sede do município”, explica o dentista Fábio Bandeira.

De acordo com o Ministério da Saúde, vinte mil equipes oferecem atendimento odontológico gratuito em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário